ORÇAMENTO
Criar aplicativos se tornou hoje um enorme campo de trabalho para empresas especializadas em tecnologia mobile. Para se destacar, porém, é preciso investir em conhecimentos específicos, como é o caso do designer e do desenvolvedor de software.
Atualmente, criar aplicativos com conteúdo interessante não é mais o suficiente, ter um visual bastante atrativo e uma excelente interação com o usuário é um fator crucial para cativar o consumidor, e é isso que faz do designer de aplicativos um dos profissionais essenciais para o desenvolvimento de um app.

Segundo Dan Strougo, diretor da América Latina da 99Designs, um projeto gráfico bem trabalhado faz toda a diferença na hora de conquistar o usuário, ele ainda reforça a ideia de que o designer deve estar sempre atento as mudanças de expectativas dos usuários sobre o mobile.

Sendo assim, engana-se quem acredita que criar aplicativos vem de uma rápida jogada no photoshop. Um bom designer faz uma combinação de muitas observações que levam um bom tempo para serem pensadas e analisadas antes de serem colocados em prática. Muitas vezes o design é feito por desenvolvedores, mas a verdade é que um designer de aplicativos especializado mobile pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu aplicativo.

Outro profissional que tem muita importância no projeto de aplicativos é o desenvolvedor.

Embora seja uma profissão ainda pouco conhecida, nosso cotidiano tem algumas ou várias atividades facilitadas pela tecnologia, checamos e-mails, criamos planilhas, conversamos com amigos nos chats e até pedimos comida online. Por trás de todos esses softwares existe um profissional muito importante: o programador ou desenvolvedor. Responsável pela criação de um software, ele transforma necessidades, processos e comodidades em uma coisa real, utilizável.

Em conjunto com o designer, o programador é aquele que vai se encarregar em codificar o aplicativo e suas características, ele dará “forma” às ideias.

Todavia é importante ressaltar que existem programadores específicos para cada software, por exemplo, se seu aplicativo é para iOS, então você deve procurar programadores e desenvolvedores de aplicativos para iPhone, iPad, já se um jogo móvel ou um aplicativo de advergaming necessitará de desenvolvedores de unidade 3D.